Escolher o material escolar

Volta às aulas: 5 dicas para escolher o material escolar dos filhos

O início de ano é um período em que os gastos são maiores. Por isso, é importante se organizar com antecedência para escolher o material escolar com melhor custo-benefício para a volta às aulas dos filhos.

Tão importante quanto comprar todos os itens necessários, é organizá-los e conservá-los para que durem até o final do ano letivo. Sem o cuidado adequado, mesmo os objetos de melhor qualidade podem ser danificados ou perdidos, gerando desperdício e gastos desnecessários.

Pensando nisso, preparamos este artigo para ajudar você a escolher o melhor material escolar para a volta às aulas dos seus filhos. Confira!

1. Verificar os itens que os filhos já têm

Alguns materiais da lista se repetem todos os anos, como lápis de cor, borracha, cadernos, lapiseiras, entre outros. Em vez de comprar novos, verifique o que sobrou do ano anterior e está em bom estado.

Ao observar o que seu filho já tem em casa antes de ir às compras, você deixa de adquirir itens desnecessários e percebe que a lista de material escolar se torna menor e mais barata. Essa dica também vale para livros didáticos, que podem ser repassados para filhos ou sobrinhos mais novos.

2. Pesquisar os preços dos materiais

É comum que os preços variem muito de uma loja para outra. Por isso, pesquisar é sempre a melhor forma de garantir bons valores. No entanto, com a correria do dia a dia, percorrer lojas físicas pode ser impraticável.

Nesse caso, a internet é a melhor ferramenta para a comparação de preços e compras online. Tente montar uma lista em uma boa loja virtual. Como o prazo de entrega pode ser maior, é importante iniciar o processo com antecedência.

3. Comprar em grupo

Em vez de fazer as compras sozinho, converse com outros pais e veja se eles têm o interesse de adquirir materiais escolares com preços e condições de pagamento melhores. Depois de fazer a pesquisa, vocês podem combinar de todos comprarem os itens na mesma loja, em um mesmo dia, e negociarem descontos.

Também é possível deixar a tarefa com uma pessoa. Ela ficará encarregada de comprar todos os materiais e dividir o valor em partes iguais. A grande vantagem da compra coletiva é que muitas lojistas oferecem descontos em produtos vendidos no atacado.

4. Investir em etiquetas

Etiquetas adesivas podem ser usadas em qualquer material escolar, como cadernos, estojos, colas, lápis e apontadores. Esse é um jeito prático, simples e divertido de identificar os objetos pessoais, evitando eventuais perdas e deixando tudo mais organizado.

As etiquetas são resistentes e não descolam nem desbotam. Elas também podem ser personalizadas com temas que as crianças gostam, de forma a deixar o material ainda mais divertido e customizado.

O cuidado com o material escolar é fundamental para um ano letivo mais tranquilo. Nessa volta às aulas, identifique todos os itens da criança e aproveite para ensinar a importância de cuidar dos materiais para evitar que seja necessário comprar novos objetos.

Gostou das dicas? Então acesse nosso site e confira as melhores opções de etiquetas para identificar o material dos seus filhos!

5. Organizar os orçamentos com planilhas

Planilhas que organizam seus orçamentos são uma mão na roda. Por isso, invista seu tempo em tabular todos os valores que você conseguiu e preencha planilhas, para saber como, quando e onde comprar para economizar o máximo possível, já que em algumas cidades a variação de preços de materiais escolares pode chegar a até 300%. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *