instrumentais

Os 12 instrumentais essenciais em um consultório de dentista

Não é exagero reforçar que instrumentais de dentista podem salvar vidas. Às vezes no sentido literal da palavra e às vezes, proporcionando que o profissional da odontologia possa trabalhar da melhor maneira possível, restaurando a autoestima dos pacientes.

Para montar um consultório funcional, no entanto, o profissional dentista precisa estar atento aos instrumentais essenciais para seu dia a dia.

Neste texto, listamos os 12 principais instrumentais que você dentista não pode deixar de ter em sua clínica ou consultório odontológico. Continue lendo e descubra mais sobre a sua profissão.

Espelho

Quem vai ao dentista regularmente (não se esqueça de se consultar de 6 em 6 meses), sabe que o espelho é o objeto mais usado durante a consulta.

Seja ele côncavo ou plano, o espelho é a primeira coisa que o dentista utilizará para os exames, já que ele é responsável por mostrar detalhes de toda a boca do paciente.

Por ser tão essencial, o espelho é o primeiro instrumental que listamos aqui e que não pode faltar em um consultório de dentista.

Pinça Clínica

A Pinça Clínica é indispensável porque, além de facilitar o manuseio de pequenos objetos, evita que o dentista utilize as mãos em pequenos espaços da boca do paciente, evitando machucar locais tão sensíveis.

Sonda Exploratória

Nenhuma cárie consegue se esconder da sonda exploratória. É por isso que o objeto não pode faltar em nenhum consultório ou clínica odontológica.

O objeto serve para tatear o dente, explorando as deformações causadas pelas cáries.

Colher de dentina

A melhor companheira da sonda exploratória é a Colher de Dentina, também chamada de escavador.

Esse instrumento essencial serve para que o dentista consiga escavar o local cariado, proporcionando uma melhor visualização do estrago causado.

Hollemback

O Hollemback é o instrumento responsável por colocar e esculpir as resinas e curativos pastosos na cavidade do dente.

Não pode faltar em nenhum consultório funcional, já que é essencial para os tratamentos mais básicos.

Carpule

Apesar de dar um pouquinho de medo nos pacientes, o Carpule deve estar presente em todos os consultórios.

Essa seringa estilizada serve para a aplicação de anestesias locais no paciente, possibilitando procedimentos mais invasivos.

Cubas e Bandejas metálicas

Esses dois instrumentais são responsáveis pela organização e higiene dos demais instrumentos.

Ambas devem ser feitas em aço inox e, enquanto a cuba serve para a colocação de líquidos, como o álcool iodado ou o soro, as bandejas estão disponíveis para a disposição dos demais instrumentais.

Fórceps

Todo dentista deve ter à sua disposição um conjunto de fórceps.

O objetivo desses instrumentais que metem um pouquinho de medo é a extração de dentes, sejam os de leite ou os definitivos.

Cortantes

Esses objetos são utilizados durante a restauração das cavidades dos dentes. Eles servem para dar acabamento às paredes dessas cavidades.

Brocas Dentísticas

Para funcionar, a famosa e temida “maquininha” precisa desses instrumentos que são essenciais para o tratamento das cáries.

As brocas dentísticas funcionam exatamente como as retíficas conhecidas na mecânica. Quer dizer, de forma mais precisa e sensível do que esse exemplo que acabo de dar, elas são responsáveis pela remoção do material cariado do dente para que a restauração possa ser realizada.

Aplicador de cimento de Hidróxido de Cálcio

O cimento de hidróxido de cálcio serve para preencher os locais do dente que foram removidos pelas brocas dentísticas.

O material é responsável por proteger o local e estimular a formação de dentina.

Para aplicar esse material, o profissional conta com mais esse instrumento indispensável.

Agora que você já conhece a maioria dos instrumentais essenciais para o seu consultório funcionar perfeitamente, basta personalizá-los do seu jeito. Nós da Etiquetas e Adesivos temos os produtos perfeitos para isso: etiquetas personalizáveis que não descolam, não desbotam, são laváveis e suportam até 180°C na autoclave sem deformação. 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *