Que os cachorros são uma das maiores paixões do brasileiro, isso todo mundo concorda. Mas, quais as raças mais comuns no país e como é o comportamento delas no veterinário?
Você que já é um veterinário experiente, sabe muito bem a diferença entre o comportamento de um Pinscher e de um Labrador (claro que o Labrador é muito mais tranquilo), mas você que está saindo da faculdade agora, precisa conhecer melhor essas raças e seus respectivos comportamentos.
Pensando em você, separamos as 4 raças mais comuns que pintam e bordam nos consultórios veterinários do país.
Vira-latas
Começamos com os mais amados doguinhos do país, os vira-latas.
Claro que “Vira-lata” não é uma raça, esses cachorros são misturas de inúmeras raças, que o torna um animal SRD (Sem raça definida).
Esses animais são dóceis e extremamente leais. No consultório, a tranquilidade deles pode ser comprovada, a não ser que o animal tenha sofrido maus tratos, o que é comum, infelizmente, em se tratando de um cão
Porém, é bastante difícil ver um vira-latas doente, por conta de toda a miscigenação. Cães miscigenados, frutos da mistura de várias raças, tem muito menos doenças genéticas e são mais fortes a vírus e bactérias.
O Pinscher
Esse é o pesadelo de todo veterinário, experiente ou recém-saído da faculdade. Isso porque todo mundo já teve contato com um desses pequenos animais de temperamento explosivo.
O Pinscher é um uma variante do Dobermann, um cão de comportamento possessivo e usados como guardas ou policiais. O Pinscher herdou o comportamento possessivo, que muitas vezes pode tender à violência, caso o dono não tenha o tratamento adequado ao animal. Apesar de feroz, o Pinscher é extremamente leal, obediente e curioso.
Só em falar nessa raça, muitos veterinários sentem calafrios, mas a verdade é que o Pinscher precisa apenas de carinho para se provar dócil em muitos casos.
O Shih Tzu
Esse é o novo cachorro da moda entre os brasileiros.
O nome quer dizer “pequeno leão” e dizem as lendas tibetanas que esses cachorros são encarnações dos deuses bagunceiros. Dá pra imaginar o porquê das lendas, não é mesmo?
Os Shih Tzus são extremamente calmos e amorosos com seus donos, mas tem manias bem específicas, como não deixar com que você toque em alguma parte do corpo deles, como as patas e orelhas.
No consultório, esses cães continuam dóceis, mas bastante hiperativos. É fácil de atender um paciente Shih Tzu, mas recomendamos que nunca deixe ele sozinho.
O Pitbull
Antes do Shih Tzu ser o queridinho dos brasileiros, esse posto pertencia ao Pitbull, o cão visto como violento, mas que na verdade é extremamente dócil.
O Pitbull apenas se torna violento, caso o dono o treine para isso. Eles são cães extremamente fortes, com uma mordida poderosa, por isso muitas pessoas os treinam para a proteção ou para competições.
Se o cão for tratado com carinho, liberdade e amor, ele não se tornará violento ou agressivo. Os veterinários agradecem a boa criação do seu Pitbull.
Veterinário, para mais dicas sobre sua profissão, continue acompanhando nosso blog.
Deixe um comentário