Com o término das férias, uma das principais preocupações dos pais é organizar a rotina de volta às aulas para que os filhos fiquem seguros e animados. Após um longo período em casa e sem as obrigações escolares, pode ser que a criança estranhe o retorno, mas existem algumas medidas que ajudarão a se organizar.
Planejar o dia a dia e deixar todos os detalhes em ordem antes de iniciar as aulas facilitará a adaptação à nova rotina da criança e também trará benefícios para os pais. Quer saber como fazer isso da melhor forma?
Então continue a leitura deste post e descubra 4 dicas essenciais para organizar a volta às aulas dos seus filhos!
1. Prepare o seu filho para o retorno
A primeira dica é conversar com a criança e prepará-la para o retorno às aulas. Explique como será a nova rotina, as mudanças que acontecerão, como troca de sala e de professores, além de novos coleguinhas na classe. Aproveite para perguntar se ele tem alguma dúvida ou preocupação, oferecendo todo o suporte necessário para que ele compreenda a nova rotina.
Se o retorno for em um novo colégio, vale a pena levar o seu filho para conhecer o ambiente antes do primeiro dia de aula. Agende uma visita na secretaria para que ele tenha a oportunidade de ver a sala de aula e os demais espaços utilizados. Dessa forma, ele ficará mais à vontade quando as aulas começarem.
2. Planeje os horários de dormir
Um dos principais cuidados na rotina de volta às aulas deve ser o sono da criança. É normal que durante as férias os horários fiquem um pouco desregulados, então é preciso organizar o cronograma para ver a melhor hora de dormir e de acordar.
Depois, comece a acostumar o seu filho aos novos hábitos com alguns dias de antecedência em relação ao início das aulas, alterando os horários gradativamente. Assim, ele sentira menos os impactos do retorno as aulas.
3. Organize o material com antecedência
Comprar e organizar todo o material escolar exige antecedência para que você não tenha problemas. São vários itens para separar, encapar e identificar. Nesse momento, não se esqueça de colocar etiquetas nos materiais individuais, assim, em caso de perda ou esquecimento, ficará mais fácil recuperá-los.
Além disso, confira os uniformes, caso ainda vá utilizar os do ano anterior. A fase de crescimento é imprevisível, então vale a pena provar todos os itens para verificar se é necessário comprar novas peças e garantir que tudo estará certo no primeiro dia de aula.
4. Crie um cardápio para o lanche
O lanche é muito importante para a criança, então, se a escola não fornecer a alimentação, prepare um cardápio semanal para facilitar a organização da lancheira. Isso ajudará na definição de itens que devem ser comprados no mercado e você não precisará perder tempo pensando no que enviar a cada dia.
Para agilizar, sempre que possível já prepare a lancheira na noite anterior para não ter problemas com atrasos e imprevistos — você pode deixar os itens de geladeira separados em um local específico para facilitar. Assim, todos terão mais tranquilidade antes do horário da aula.
A rotina de volta às aulas é muito importante para os filhos, pois é uma oportunidade de reencontrar amigos, conhecer novos colegas e iniciar outro ciclo de aprendizagem. Seguindo as nossas dicas, com certeza ficará mais fácil se planejar para esse momento.
E então, curtiu o conteúdo? Aproveite para compartilhá-lo nas suas redes sociais e mostre para outros pais como é possível lidar com esse momento!
Deixe um comentário