vacinas

A importância das vacinas até os 11 anos de idade

No dia 08 de setembro de 2020, uma notícia perigosa chamou a atenção de muitos pais ao redor do Brasil. Pela primeira vez em 20 anos, o país não conseguiu atingir as metas de vacinação de crianças.

Desde o início do século XXI, entre 90% e 95% de todas as crianças recebiam as principais vacinas obrigatórias na infância. Mas entre 2019 e 2020, isso não aconteceu, o que nos mostra um perigoso cenário futuro.

Depois de percebermos que nossas crianças podem estar em risco, decidimos escrever este artigo lembrando você, tanto da importância da vacinação, quanto de quais são as vacinas obrigatórias até os 11 anos de idade. Se você deseja um futuro mais saudável para seu filho, continue lendo este texto.

O que são as vacinas?

Muita gente tem dúvida do que são as vacinas. Elas são remédios? Possuem produtos químicos maléficos ao nosso organismo? Podem fazer mal ou causar algum dano à saúde? A resposta para todas essas perguntas é uma só: NÃO!

As vacinas não são remédios, elas são substâncias extraídas de agentes patológicos desativados (como vírus, fungos, proteínas, bactérias e toxinas), que estimulam o sistema imunológico a combater esses mesmos agentes patológicos ativos.

Elas agem estimulando a produção de anticorpos que combaterão as doenças.

As vacinas ainda podem conter líquidos de suspensão, conservantes, estabilizantes e adjuvantes, mas as pessoas precisam entender que mesmo esses produtos químicos não interferem no efeito da vacina e nem no bom funcionamento do organismo.

Apesar das inúmeras campanhas de Fake News e Teorias da Conspiração, não há comprovação científica que associe as vacinas a danos à saúde. Apesar de algumas oferecerem risco de reações alérgicas, ou desenvolvimento da doença que combatem de forma abrandada, nenhuma vacina fará mal ao seu filho, muito menos causará Autismo, como algumas correntes Antivax defendem.

Quais as obrigatórias na infância?

Os pais são obrigados por lei a manter a carteira de vacinação de seus filhos atualizada. Até os 11 anos de idade, essas são as vacinas obrigatórias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *