profissionais de saúde

Cuidados dos profissionais de saúde dentro de casa

Nas clínicas e hospitais, os profissionais de saúde são devidamente orientados a manter o protocolo de segurança para não serem contaminados com o Coronavírus ou outra infecção viral ou bacteriana. Mas, e dentro de casa, esses profissionais seguem os mesmos protocolos?

A gente sabe da preocupação que esses profissionais têm com suas famílias. Como eles são linha de frente do combate à doença, ou mesmo estão diretamente ligados ao público, podem correr riscos de levar a Covid-19 para dentro de casa.

Para proteger você e sua família, profissional da saúde, preparamos algumas dicas de higiene, saúde e segurança. Se você tem dúvidas do que fazer quando chega daquele longo plantão, ou do atendimento em sua clínica odontológica, continue lendo este texto.

Assim que chegar em casa

Não abrace e nem cumprimente ninguém. Vá direto ao banheiro para tomar um banho. Apenas a higienização das mãos pode não ser o suficiente para eliminar todo o risco de infectar sua família, já que você foi totalmente exposto ao risco.

Você já terá descartado sua máscara dentro do ambiente clínico, mesmo assim, usará a de tecido para se deslocar até em casa. O ideal é que você já coloque essa máscara de tecido para a higienização, assim que possível. Por isso, o correto é ter mais de uma máscara para usar durante a semana.

Se você, profissional da saúde, possui parentes no grupo de risco da Covid-19, evite contato direto com essa pessoa. Sem abraços, apertos de mão ou qualquer outra interação que te aproxime dela. Converse de longe e evite ficar no mesmo espaço, antes da higienização completa ao voltar para casa.

Mas atenção, manter-se afastado fisicamente não quer dizer que você precise ter um tratamento menos afetuoso com quem você ama. Seus entes queridos vão entender que a sua profissão exige esse nível de proteção.

Antes de sair de casa

Você precisa se preparar para mais um dia arriscado na sua profissão. Pense que você está indo salvar vidas, ou retirar as dores das pessoas. E por isso, sua vida é tão importante.

Coloque um vidrinho de álcool em gel no carro ou na bolsa e higienize as mãos, caso toque em alguém em um pedágio, ou em vendedores de rua, por exemplo.

Mesmo dentro do carro fechado, tente manter-se com a sua máscara de tecido e evite tirá-la. Ela pode até embaçar seus óculos, mas te protegerá e protegerá quem você ama.

Ao chegar no hospital ou clínica, continue fazendo cada detalhe do protocolo de segurança exigido pelas autoridades sanitárias e se proteja de todas as formas possíveis.

Desde o início da pandemia, você como linha de frente do combate à doença, não parou em casa, não é mesmo? Você está muito mais exposto do que as outras pessoas, principalmente se trabalha em algum pronto socorro ou hospital de campanha montado para o combate ao Coronavírus. A gente entende a sua importância nesse período tão conturbado e deseja toda a sorte do mundo para você e sua família.

Nosso agradecimento aos profissionais de saúde que arriscam a própria vida para preservar a nossa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *