Você já parou para pensar que a agenda escolar educação infantil é um ótimo instrumento de comunicação com o(a) professor(a) do seu filhote? Por isso, ela tem um papel muito importante na educação infantil, quando a criança ainda está aprendendo a se expressar e compreender os seus próprios sentimentos.
A agenda escolar não é simplesmente um caderninho de recados e avisos deixados pelo(a) educador(a). Quando bem utilizada, é uma forma de trocar mensagens que vão auxiliar no desenvolvimento do pequeno e no estreitamento de laços com a escola e com o docente.
Nela você pode escrever quais são as novidades que motivam, ou desmotivam, a sua criança, assim como os seus gostos e preferências de estudo, e, até mesmo, saber como anda a alimentação escolar do seu filho. Também podem ser relatadas as dificuldades que o pequeno tem enfrentado, além de apresentar as suas conquistas pessoais etc.
Quando essas coisas são comunicadas, cria-se um sentimento de pertencimento à instituição de ensino, além de se permitir que o(a) professor(a) planeje as aulas de forma mais proveitosa e entenda melhor o comportamento da criança em sala de aula.
Por isso, neste artigo preparamos algumas dicas para manter em ordem a agenda escolar do seu filho. Permaneça neste texto e tenha uma boa leitura!
Encape a agenda escolar
A primeira coisa a ser feita para manter a agenda escolar organizada é encapá-la. Afinal, isso ajuda a proteger o material e o torna mais pessoal.
Assim, você pode escolher capas com motivos lúdicos, mas adequado a personalidade de seu filho para ficar diferente dos outros coleguinhas. Essa prática ajuda a evitar possíveis trocas, e o(a) professor(a), ao visualizar a capa, já saberá de antemão com quem está se comunicando, por causa da familiaridade criada, certo?
Anote as informações da criança
Na etapa da educação infantil é normal que o pequenino se distraia, e as perdas, por vezes, são inevitáveis. Por isso, é muito importante escrever as suas informação no verso da capa ou na primeira página.
Dessa forma, em caso de perda, a agenda poderá ser devolvida. Além disso, vai ajudar o(a) educador(a) a identificar a quem pertence o pequeno caderno, facilitando a comunicação com os responsáveis.
Coloque uma etiqueta
Assim como anotar as informações é uma prática muito importante, da mesma maneira é fundamental que se coloque um adesivo para ajudar na identificação.
Para conservar a pessoalidade, procure usar etiquetas personalizas, que sejam adequadas ao tipo do material. Dessa maneira, além de demonstrar cuidado com o objeto, você estará ajudando o seu filho a reconhecer a sua agenda no meio das demais.
Registre os recados organizadamente
Ao enviar um recado, escreva sempre com atenção, demonstrando cortesia. Use palavras educadas e que demonstrem solicitude para receber os feedbacks e não se esqueça de criar o hábito de sempre ler a agenda, para saber o que aconteceu no dia do seu filho e como agir diante de qualquer situação.
Não se esqueça de datar o envio dos recados, isso é muito importante para a criação de um bom registro infantil. Além disso, evite os erros de grafia e rasuras para criar um visual mais agradável, dando espaço para a resposta do(a) professor(a).
Seguindo essas dicas você estabelecerá uma ótima comunicação com o(a) educador(a) e que trará bons resultados para o desenvolvimento do seu filho. Afinal, a agenda escolar educação infantil é de grande ajuda para o desenvolvimento da criança.
Agora que você sabe como organizar a agenda escolar, já decidiu onde vai comprar o material escolar? Então confira algumas dicas de como encontrar os melhores preços na hora de comprar o material do seu filho online. Até mais!
Deixe um comentário