Você sabe quais são os cuidados no inverno necessários para as crianças? Quando os meses de junho, julho e agosto se aproximam, os pais já se preparam para uma maior propensão a resfriados e gripes.
É nesse período do ano em que os pequenos apresentam maior índice de casos de rinite, sinusite, bronquite, coriza e falta de ar. Por isso, tomando alguns cuidados e se preparando com antecedência, é possível que os menores passem essa época do ano sem nenhum problema de saúde.
Para saber mais sobre esse assunto, continue lendo este conteúdo!
1. Mantenha as crianças bem hidratadas
É fácil fazer com que as crianças se hidratem e bebam muita água durante o verão. Mas, quando a época fria chega, as pessoas passam a ter menos sede e, consequentemente, bebem menos água.
Por isso, os responsáveis precisam ficar atentos a isso e incentivar que as crianças mantenham a ingestão de líquidos para evitar a desidratação do corpo.
2. Garanta que as vacinas estejam em dia
Outro ponto importante é manter a caderneta de vacinas em dia. Todas as crianças entre 6 meses e 5 anos de idade precisam ser vacinadas contra a gripe. Nessa fase, a imunidade dos pequenos é menor se comparada com a dos adultos, por isso, sem as vacinas corretas, há uma maior chance de contrair doenças respiratórias.
3. Deixe os ambientes bem arejados e utilize o umidificador
Quando o frio chega, é comum que fiquemos aglomerados em ambientes fechados para manter o calor. Porém, ao fazer isso, potencializamos a transmissão de doenças respiratórias. Assim, procure sempre abrir janelas e portas, e fazer circular o ar nos locais em que as crianças estão.
Além disso, nesse período, o ar também fica mais seco, fazendo com que as vias aéreas produzam mais secreção, causando mais resfriados e doenças respiratórias. Para melhorar isso, você pode colocar o umidificador nos cômodos em que as crianças estão ou no quarto, antes de dormir.
4. Lave as roupas de inverno com antecedência
Outra dica importantíssima é se preparar com antecedência e lavar casacos pesados, cobertas e edredons. Aproveite dias quentes de sol e coloque todas as roupas de inverno para lavar. Depois, guarde tudo dentro de sacos plásticos para evitar que as roupas entrem em contato com ácaros.
Assim, quando o frio chegar, os pequenos poderão utilizar casacos e cobertas sem correrem o risco de terem alergia ou outra reação pelo fato de a roupa ter ficado guardada por muito tempo.
5. Melhore a alimentação
Os pais devem sempre se preocupar com a alimentação dos pequenos. Mas, no período do inverno, os responsáveis podem focar as refeições em alimentos que reforcem a imunidade, como folhas verdes, cítricos, gengibre e castanhas.
Além disso, incentive que as crianças consumam itens frescos e variados. Afinal, a melhor forma de prevenir doenças de baixa imunidade é com uma alimentação rica e balanceada.
Com essas dicas de cuidados no inverno, é possível que o seu filho passe por essa estação sem nenhum problema respiratório ou outro incômodo.
Gostou deste post? Quer ficar por dentro de outras informações como essa? Então, siga-nos no Facebook, Instagram e YouTube.
Deixe um comentário