Qual é a hora certa de levar a criança ao dentista?

Muitos papais e mamães de primeira viagem têm dúvidas sobre a hora correta de levar a criança ao dentista. Será nos primeiros meses de vida, quando nascem os primeiros dentinhos ou quando a dentição já está mais completa?

Se você também tem dúvidas em relação ao tema, continue a leitura que vamos explicar o momento ideal para levar a criança ao dentista e quais cuidados devem ser tomados. Confira!

Recém-nascido

Antes de tudo, vale lembrar que o recém-nascido já passa por uma série de exames de rotina. Os procedimentos realizados após o nascimento são essenciais para detectar problemas de má formação e doenças congênitas. É o caso dos exames do pezinho, do ouvidinho e do olhinho, por exemplo, vitais para detectar  precocemente problemas sanguíneos, auditivos e visuais.

E o mesmo acontece com a  boca do bebê. O recém-nascido deve ser avaliado ainda nos primeiros 15 dias de vida por um odontopediatra. É nesta consulta que o dentista avalia a cavidade bucal da criança, observando a presença de freio lingual curto (o que pode prejudicar a mamada), de dentes natais (quando o bebê já nasce com dentes) e outras anomalias bucais.

Se for identificado algum problema, o dentista recomenda o tratamento adequado caso a caso. Para freio lingual curto, pode ser indicada uma pequena cirurgia – frenectomia – para aumentar a mobilidade da língua e melhorar a capacidade do bebê mamar. No caso de dentes natais, deve ser realizada extração ou alteração na forma do dente para evitar que ele atrapalhe a mamada do bebê ou mesmo que ele seja engolido ou aspirado.

Criança

Após a avaliação inicial depois do nascimento, o segundo contato entre a criança e o dentista deve acontecer quando começam a nascer os primeiros dentes de leite, por volta dos seis ou sete meses de idade.

Essa consulta é importante por diversos motivos. Primeiro, porque o dentista pode orientar os pais sobre a alimentação do bebê, a forma correta de escovar os dentes e o tipo ideal de escova e pasta que devem ser utilizados. Em segundo lugar, o profissional analisa e recomenda a periodicidade adequada das consultas de acordo com o risco da criança desenvolver determinadas doenças bucais.

Geralmente, a criança deve ir ao dentista a cada seis meses para acompanhamento e ações diante do aparecimento de eventuais cáries. Inclusive, já falamos aqui no Blog da Etiquetas e Adesivos sobre cáries, clique aqui para ler mais.

Além disso, é importante lembrar que algumas situações requerem a procura de um especialista o quanto antes. São elas:

  • sangramento da gengiva;
  • dente escuro e podre;
  • reclamações e choro do bebê quando mastiga ou lava os dentes:
  • algum dente quebrado;
  • nascimento de dentes tortos ou afastados.

Por último, mas não menos importante, quanto mais cedo a criança for ao dentista melhor para ela se habituar ao consultório. Além disso, ela vai se familiarizar com o profissional e se sentir confortável e segura durante os procedimentos futuros.

Por isso, a escolha pelo dentista deve ser criteriosa. É ele quem vai acompanhar o desenvolvimento da criança e será o responsável pelas consultas dela por um bom tempo.

Criança X medo de dentista

Cada profissional tem o seu método para deixar as crianças confortáveis no consultório. Existem aqueles, por exemplo, que gostam de brincar para distrair o paciente, criando personagens e dinâmicas para brincar. Outros preferem premiar a criança ao final da consulta com algum brinde para reconhecer o bom comportamento.

Do lado dos pais, algumas ações também podem reduzir a ansiedade da criança e o medo do dentista. Antes da consulta, por exemplo, diga apenas o necessário e não entre em detalhes sobre o procedimento.

Acesse essa matéria do site Pais & Filhos e confira muitas dicas para auxiliar neste momento! E fique ligado em nosso Blog que em breve vamos trazer mais conteúdos para você! Até lá!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *