Cárie dental: Três fatos sobre cárie que você precisa saber!

.

Para as mulheres, sem dúvida, a pior dor de todas é a dor do parto. Entre homens, a maioria vai dizer que levar uma bolada nos “países baixos” é uma aflição incomparável. Mas, para ambos os sexos, uma dor chata e insuportável é unânime: a dor de dente. E a causa mais comum para uma dor de dente daquelas de sair lágrimas dos olhos é a cárie dental, uma das doenças mais comuns entre os brasileiros.

De acordo com a OMS, a cárie é a segunda doença mais comum em todo o mundo, como divulgou a Folha Vitória, perdendo apenas para o resfriado.

Também conhecida como dente podre, a cárie é uma infecção dos dentes provocada por bactérias que estão presentes na formação de placas (biofilme) e que se alimentam da sacarose, ou seja, do açúcar dos restos da comida que ingerimos. Elas produzem um ácido que corrói os minerais do dente até quebrá-lo.

As bactérias perfuram pouco a pouco o esmalte dos dentes, podendo atingir partes nervosas mais profundas, o que causa muita dor.

Escovar os dentes corretamente e utilizar fio dental após as refeições, assim como comer alimentos ricos em fibras e consultar um dentista pelo menos uma vez por ano são atitudes que podem contribuir para que você não sofra com cáries.

Agora, se você é daquelas pessoas curiosas que têm sempre uma pergunta em mente, como: “Escovar os dentes o dia todo ajuda?” ou “Estou com cárie, será que vou passar para o meu namorado?”, vamos saciar suas dúvidas a seguir!

Separamos três curiosidades sobre cárie que (provavelmente) você ainda não sabia! Confira:

1 – Escovar os dentes várias vezes ao dia ajuda?

Não. Ao contrário do que muitos podem pensar, passar o dia escovando os dentes em qualquer situação não vai ajudar a diminuir as chances de ter cáries.

É claro que o flúor das pastas dentais ajuda a impedir o desenvolvimento da cárie, assim como a ação mecânica de escovar os dentes dificulta a instalação da doença. Mas, uma pesquisa revelou que as escovações antes das refeições, por exemplo, não apresentam nenhum ganho ao paciente.

Em contrapartida, o ritual de higienização após as refeições é essencial, pois remove os restos dos alimentos. Sem contar que, ao limpar a boca depois de comer, você garante pelo menos três escovações por dia, número aconselhável por dentistas.

Lembre-se: escovar os dentes duas vezes por dia (após as refeições) reduz o risco de ter cárie!

2 – Dente de leite também tem cárie?

Seu filho está com dores de dente, mas eles ainda são de leite. Logoo, não é preciso se preocupar, certo? Errado.

Os dentes de leite começam a nascer a partir dos quatro meses de vida e podem ficar com as crianças até os 12 anos de idade. Pacientes que possuem pontos pretos e manchas nos dentes ainda em criança correm o risco de maior reincidência do problema no futuro.

E atenção, porque o dente de leite abre caminho para o dente definitivo e, se ele (dente de leite) precisar ser arrancado porque a cárie atingiu a polpa do dente, o dente permanente pode nascer torto ou no lugar errado.

Garanta que as crianças façam a higienização bucal adequada para não sofrerem no futuro.

3 – Cárie se transmite pelo beijo?

Algumas espécies de bactérias causam cáries e você pode não ter nenhuma delas. Ao beijar seu love, caso ele tenha essa espécie de micro-organismo, você vai “ganhar” a bactéria nova, o que pode aumentar, sim, as chances de você ter cárie.

Mas, calma aí! Se você escova bem os dentes, troca de escova a cada três meses, utiliza fio dental após as refeições, não precisa se preocupar! Bons hábitos higiênicos fazem toda a diferença!

Gostou do texto? Então fique ligado no nosso Blog que trazemos para você diversos assuntos bem legais e curiosos para enriquecer ainda mais a sua cultura geral! Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *