Quer abrir um Pet Shop? Confira dicas para atrair clientes!

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Terminou a faculdade de veterinária ou está no último ano de curso e já pensa em abrir o seu próprio pet shop? Precisa atrair clientes né? Saiba que o seu investimento pode ser bastante rentável, haja vista que recentemente o Brasil se tornou o segundo maior mercado de produtos pet do mundo.

Esse dado é de um levantamento realizado pela Euromonitor International, divulgado pela Forbes, que aponta que o país tem 6,4% de participação global, superando os 6,1% do Reino Unido. O Brasil fica atrás apenas dos EUA, que detém 50% do mercado pet mundial.

As possibilidades do segmento são realmente instigantes, mas você não pode ser apenas mais um na multidão. Existem muitas lojas no mercado e boa parte que também abre e fecha em pouco tempo. Além de ser profissional, é preciso procurar inovar e pensar diferente!

Pensando nisso, preparamos dicas que vão ajudá-lo a atrair clientes e, mais importante ainda, não perdê-los pelo caminho. Mas, antes de conferir nosso conteúdo, veja o material que o Sebrae preparou para quem deseja abrir um pet shop!

Já sabe por onde começar? Ótimo! Então confira agora como atrair clientes!

Conveniência

Estar próximo da casa ou do trabalho dos seus clientes faz toda a diferença. Quando ele precisar dos seus serviços, não precisará se deslocar muito (o que é um fator de estresse gigantesco).

A comodidade conta pontos para o cliente que, muitas vezes, não têm tempo durante a semana ou fora do horário comercial para cuidar do seu bichinho.

Oferecer horários alongados de funcionamento e serviços aos fins de semana ou feriados pode atrair mais clientes para a sua loja!

Mix de produtos e serviços

O cliente precisa encontrar (e resolver) tudo o que necessita dentro do seu pet shop.

Por isso, fique atento ao MIX de produtos e serviços que você está oferecendo (ou pensando em oferecer). Faça uma pesquisa de mercado, converse com os seus clientes e identifique quais são os serviços e produtos que eles mais procuram.

Se você não oferece banho e tosa no seu pet shop, por exemplo, o cliente pode ter que se deslocar para ter esse tipo de serviço em outra loja. E, se no novo lugar, ele encontrar o bom atendimento e os mesmos produtos que você… (Bom, é fácil deduzir, não é mesmo?)

Loja organizada

A sua loja precisa ser um ambiente bem iluminado e bem setorizado, ou seja, o cliente tem que encontrar facilmente o que procura pelas indicações e disposição de produtos. Desta forma, você irá proporcionar uma experiência de compras satisfatória para ele.

Lembre-se que essa organização também irá agilizar no processo de compra, o que é vital em tempos atuais, onde as pessoas ainda têm certo receio de se expor por muito tempo e desejam comprar o que precisam da forma mais rápida possível.

Atenção: exponha os produtos nas prateleiras de maneira que o cliente alcance o que precisa sem precisar se esticar ou agachar.

Transporte e Hospedagem

Dois serviços são cada vez mais valorizados pelo segmento pet: transporte e hospedagem.

Que tal fazer um investimento em um serviço de transporte para buscar os pets em casa? Você pode disponibilizar esse serviço e buscar os animaizinhos para banhos e consultas e, depois, entregá-los em casa novamente.

Além de um veículo adequado (grande de preferência), serão necessárias caixas de transporte individuais para manter o conforto do pet, além de um profissional treinado para acompanhar o trajeto.

O serviço de hospedagem também é extremamente útil para os donos de pets que precisam viajar a trabalho ou mesmo por lazer para algum lugar onde animais não são aceitos.

Por ser mais complexo e necessitar de alvarás e licenças sanitárias, pode ser interessante realizar algum tipo de parceria com empresas que realizam esse tipo de serviço exclusivamente.

Redes Sociais

Por último, mas não menos importante, sua loja precisa estar online. Você até pode não ter um e-commerce, mas estar disponível para atender seus clientes. Esclarecer dúvidas ou agendar horários através das redes sociais é vital!

Estabeleça uma relação de proximidade com o seu público

Esteja sempre atento às necessidades dos seus clientes e peça autorização para colher os dados deles. Uma lista de e-mails, por exemplo, vão lhe dar um mailing para diversos tipos de ações. Enviar mensagem de aniversário (até mesmo para o PET), promoções, lembrete de vacinas, realização de eventos, contar novidades da sua loja, entre muita coisa bacana.

Mas atenção: na hora das promoções, cuidado com preços apelativos. Um cliente que só vai ao seu pet shop por preço, porque viu um anúncio imperdível, provavelmente vai te abandonar se o seu concorrente fizer um preço melhor. Preço baixo não é tudo!

O que achou das nossas dicas? Preparado para ir para o mercado com força total? Fique ligado no nosso Blog, então!

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