Saiba mais sobre limpeza de equipamentos odontológicos!

Talvez a higienização nunca esteve tanto em pauta como ultimamente, devido à pandemia de covid-19 vivida em todo o mundo. Empresas e profissionais de todos os segmentos têm atenção redobrada. E o mesmo acontece com relação à limpeza dos equipamentos odontológicos.

Para os dentistas, desde sempre a esterilização dos equipamentos é vital para a eficácia dos tratamentos aplicados e para a prevenção de infecções e doenças.

Recentemente, o CROSP (Conselho Regional de Odontologia de São Paulo) lançou uma campanha em homenagem ao dia do cirurgião-dentista, que é celebrado no dia 25 de outubro.

O objetivo é continuar incentivando os pacientes a seguirem com suas consultas, uma vez que os profissionais estão tomando os devidos cuidados para eliminar riscos de contágio da covid-19 nos consultórios.

Se você é dentista recém-formado ou já está em atividade há algum tempo e tem algumas dúvidas sobre a limpeza de materiais no consultório, este é o conteúdo certo para você!

Confira abaixo dicas para cuidar da limpeza dos equipamentos odontológicos!

EPI

Após atender um paciente, é preciso realizar uma pré-lavagem dos instrumentos, eliminando os restos orgânicos visíveis, o sangue e a saliva. Esse processo vai facilitar a posterior desinfecção e esterilização dos materiais.

Ao manusear os materiais do seu consultório, utilize sempre EPI (Equipamentos de Proteção Individual).
Touca e máscara são imprescindíveis para protegê-lo de respingos, assim como um jaleco impermeável, pois ao lavar o instrumental seu corpo pode ficar em contato com a umidade e, caso tenha descamação, machucado ou ferida, corre riscos de se contaminar.

Produtos adequados

NUNCA utilize bucha ou materiais de limpeza tipo esponja de aço! Eles removem a camada superficial dos instrumentais, fazendo com que acumule matéria orgânica e bactérias.

Opte por utilizar escovas de cabo longo e cerdas macias e não deixe os artigos secos até a hora da lavagem. Deixe os equipamentos imersos em soluções emolientes.

Utilize detergentes neutros exclusivos para uso odontológico ou hospitalar que conservam os instrumentos em condições de uso por mais tempo.

Desinfecção

Após a pré-lavagem tomando as medidas de segurança indicadas é preciso desinfetar os materiais, causando a destruição térmica ou química dos micro-organismos. Vale lembrar que a desinfecção é menos letal que a esterilização, pois não destrói todas as formas microbianas.

Existem dois tipos de desinfecção: manual ou mecânica.

Na manual, os profissionais utilizam agentes enzimáticos tensoativos, onde os instrumentos são submersos completamente em um recipiente específico de limpeza com desinfetante de alta eficácia.

Já no processo mecânico, todo material utilizado para a desinfecção mecânica (tampas, tanque, juntas e filtros) devem ser limpos diariamente, assim como o líquido de limpeza deve ser mudado duas vezes ao dia pelo menos.

Como na limpeza manual, os instrumentos devem ficar completamente submersos no líquido e nenhuma parte das mãos deve mergulhar no líquido durante a operação.

Esterilização

A esterilização é um processo físico ou químico através do qual se consegue eliminar todos os microrganismos (incluindo os esporos), evitando infecções.

Ela é realizada com todos os materiais odontológicos, diariamente, e consiste em secagem e embalagem, colocando em cada saco um testemunho que garante que o ciclo foi realizado de forma eficaz.

O material seco é embalado antes de ser submetido à esterilização por autoclave.

A autoclavagem é um tratamento térmico bastante utilizado nos consultórios odontológicos e consiste em manter o material contaminado a uma temperatura elevada, através do contato com vapor de água durante um período de tempo suficiente para destruir todos os agentes patogênicos.

Os instrumentos que passam pelo processo de esterilização, além de ficarem prontos para nova utilização, não perdem suas etiquetas de identificação (caso elas sejam da Etiquetas & Adesivos), que podem ser lavadas a uma temperatura de 180º. Aproveite e conheça nossas etiquetas instrumentais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *