brincadeiras-dia-de-chuva

Brincadeiras para dia de chuva: 5 para fazer com as crianças

Quando o assunto é entretenimento infantil, poucas coisas desafiam tanto a criatividade dos pais quanto os dias chuvosos. As crianças que gostam de brincar ao ar livre costumam ficar agitadas, ansiosas e até mesmo irritadas, devido ao tédio. Nessas horas é preciso usar a imaginação e pensar em divertidas brincadeiras para o dia de chuva.

Por mais que a televisão e o videogame pareçam soluções práticas e eficientes, as atividades simples, lúdicas e manuais são essenciais para o desenvolvimento das crianças. Por isso, descarte os brinquedos e aparelhos eletrônicos e proponha passatempos coletivos, de movimento, representação ou “faz de conta”, por exemplo.

Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura e confira 5 brincadeiras para dia de chuva que vão animar e entreter os pequenos e ainda lhe ajudarão a passar momentos incríveis ao lado deles. Vamos lá?

1. Caça ao tesouro

Assim como os super-heróis, astronautas e diversos personagens de desenhos animados, os piratas costumam povoar os sonhos das crianças. Pensando nisso, que tal propor uma caça ao tesouro?

Basta escolher um objeto ou um saco com moedas e desenhar um mapa que mostre o caminho onde o tesouro está escondido. A busca pode ser simultânea ou dividida em turnos — isto é, cada participante terá a sua vez de procurar. No final da brincadeira o vencedor será aquele que tiver encontrado o maior número de tesouros.

Para deixar a atividade ainda mais animada, você pode distribuir fantasias ou acessórios de pirata para a garotada entrar no clima. Pode ser tapa olho, chapéu de capitão, lenços… Enfim, o que vale é estimular a imaginação dos pequenos!

2. Dança das cadeiras

Uma das brincadeiras mais clássicas que existe, a dança das cadeiras é uma atividade simples, mas que auxilia na concentração, coordenação e agilidade das crianças.

Na prática, é preciso formar uma roda com uma cadeira a menos que o número de participantes. Depois, ao som de uma música, as crianças devem girar em volta do círculo. Quando a canção parar, elas devem se sentar imediatamente e quem não conseguir um assento, fica de fora da próxima rodada. Ganha quem conseguir sentar na rodada que tiver apenas uma cadeira.

3. Teatro de fantoches

Além de estimular a linguagem, o poder de criação de histórias, incentivar a expressividade e estreitar os vínculos entre pais e filhos, o teatro de fantoches é ideal para espantar o tédio em dias chuvosos, principalmente se toda a família estiver reunida em casa.

Para isso é possível utilizar bonecos prontos ou improvisar na confecção das marionetes. Nesse caso, as crianças podem produzir o próprio fantoche com meias, palitos de sorvete, tecidos e demais materiais que você tiver à disposição.

Vocês podem se revezar na hora da apresentação, mesclar os personagens ou criar um espetáculo com todos os fantoches juntos! Deixe a imaginação aflorar e assista aos pequenos brilharem no “palco”.

4. Oficina de culinária

Bateu a fome? Que tal reunir a garotada e elaborar uma receita gostosa e divertida? Vocês podem preparar brigadeiros, bolinhos de chuva ou cupcakes, por exemplo. Além de despertar a curiosidade dos pequenos, a experiência é importante para que eles descubram novos sabores, cheiros e texturas.

Por isso, reúna as crianças na cozinha e deixe que elas ajudem no preparo — com segurança, claro. Depois, organize um piquenique na sala e se deliciem com as guloseimas que vocês cozinharam.

 5. Acampamento em casa

Quer entreter e, ao mesmo tempo, educar as crianças? O acampamento em casa é a atividade ideal para os dias chuvosos. Além de ser muito divertida, a brincadeira ainda ensina sobre os elementos necessários para um dia de sobrevivência no campo.

Com o auxílio de lençóis, toalhas, cadeiras, mesas e demais artigos da casa é possível montar cabaninhas e simular um camping na sala ou no quarto dos pequenos. Para deixar a prática ainda mais festiva, não deixe de incluir lanches, lanternas e narrações de histórias.

Como você pôde ver, as brincadeiras para dia de chuva são importantes para o desenvolvimento das crianças. Além disso, as atividades despertam a curiosidade, incentivam a imaginação e permitem que os pequenos descubram novas cores, formatos e texturas.

E aí, curtiu nossas sugestões de brincadeiras para dia de chuva? Então deixe seu comentário no post e compartilhe a sua opinião com a gente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *