escolher-a-creche

Creche para seu filho: 5 excelentes dicas de como escolher

A educação é fundamental na vida de uma criança. Na creche e na escola, seu filho vai socializar com crianças da mesma idade, aprender muito com os professores e se desenvolver da melhor forma. Entretanto, saber como escolher a creche pode ser um desafio para os pais.

Afinal, não é fácil encontrar um local e uma equipe para confiar o cuidado e a aprendizagem do seu filho. Nesse momento, é muito importante contar com dicas que facilitem a escolha. Então, confira as nossas orientações para quando chegar a hora de escolher a creche para seu filho.

1. Peça indicações a amigos

Certamente, você conhece pessoas que já passaram por essa situação. Logo, quem melhor do que outros pais para dividir com você informações importantes e indicações de boas creches? Dialogar sobre o assunto é de grande ajuda!

Aproveite esse momento de busca para discutir o assunto com seus amigos e familiares. Além disso, não deixe de visitar várias instituições para ter diversos dados e comparar qual é o melhor lugar para o seu filho.

2. Avalie a localização e a estrutura

Esses são os dois aspectos muito importantes na hora de saber como escolher uma creche para seu filho. Já que estamos falando de um bebê ou criança pequena, a dependência em relação à família precisa ser considerada. Isso significa que é interessante optar por um local perto de casa ou do trabalho, pois você pode chegar mais rápido em caso de emergências.

Em relação à estrutura, procure observar se o espaço é adequado para a convivência das crianças. Ou seja, se os ambientes são amplos e com boa circulação de ar, se estão bem organizados, se há disponibilidade de brinquedos e se a segurança dos alunos é garantida.

3. Conheça a equipe pedagógica

Confiar nas pessoas para cuidarem do seu filho enquanto você não está é essencial. Por isso, só escolha uma creche quando encontrar uma equipe pedagógica acolhedora e capacitada. Isso pode ser avaliado durante as visitas.

Observe quem lhe recebe na instituição, faça perguntas sobre o número de crianças por turma e as metodologias adotadas pela escola. Aproveite também para saber como a creche estabelece o vínculo com as famílias. Tudo isso aumenta a sua tranquilidade.

4. Tenha atenção com a higiene

Os cuidados com a higiene também são relevantes na escolha de uma creche. Afinal, as crianças exploram os espaços de uma forma bastante particular. Logo, eles precisam estar sempre limpos.

Ao visitar uma instituição, procure perceber como funciona a limpeza, onde são descartados os lixos e se os materiais de uso das crianças estão higienizados. Preste atenção especial nos ambientes e momentos separados para alimentação.

5. Observe a segurança do local

Por fim, você deve avaliar como a instituição planeja a segurança das crianças. Tire dúvidas sobre a organização da entrada e saída dos alunos — o ideal é que haja um controle do acesso de adultos à instituição.

Outra forma de proporcionar mais segurança e tranquilidade para a família é investindo na comunicação. Algumas creches oferecem a facilidade de aplicativos para o contato com a escola ou até mesmo acesso a câmeras de monitoramento. Procure saber sobre isso.

Avaliar os cinco pontos que elencamos ajuda você a definir como escolher a creche. Dessa forma, fica mais fácil encontrar o local ideal para o seu filho. Lembre-se de que, depois da escolha, é preciso participar da vida escolar dele e manter uma boa relação com a equipe pedagógica.

Gostou destas dicas sobre os cuidados com crianças? Então, aproveite para assinar a nossa newsletter e receba outros conteúdos como este diretamente em seu e-mail!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *