brinquedos

Conheça o passo a passo para manter os brinquedos sempre organizados

Brincadeira de criança sempre deixa seus rastros. E, ao contrário do que muita gente pensa, ver uma baguncinha aqui e ali é saudável, já que mostra que os pequenos estão se divertindo pra valer.

Massss, antes de se tornar um verdadeiro playground, a casa é um lar e por isso precisa de organização. Pensando nisso, separamos algumas dicas que vão ajudar a manter tudo no lugar. Confira:

1 – Ofereça um cantinho especial para os brinquedos

Eles passam horas ali, criando, imaginando e aprendendo. Então, nada mais justo que o espaço da brincadeira seja um lugar preparado especialmente para isso. Além de ser mais lúdico, vai ajudar – e muito – na organização da casa.

2 – Brincou, guarda

Uma dica importantíssima é deixar claro a quem pertence a tarefa de organização. Mesmo com crianças muito pequenas, é importante compartilhar com os pequenos esse momento. Reforce que essa é uma tarefa dele, mas que a mamãe ou o papai estão “apenas ajudando”, assim, a criança já começa a desenvolver um senso de responsabilidade e de cuidado.

3 – Cada brinquedo tem seu lugar

Com essa dica, além da casa ficar sempre ajeitadinha, a criança sempre encontra o que quer, evitando que ela tire tudo do lugar para encontrar uma única peça. Setorize os brinquedos em caixas organizadoras, ou em gavetas por exemplo, e separe em categorias, como bonecas, carrinhos, dinossauros, blocos de montar e por aí vai. Bebês, por sua vez, podem ter todos os brinquedos em um único lugar. Para eles, a caixa será a primeira referência de organização. Um passo superimportante.

4 – Etiquetas e cores ajudam… E muito!

O estímulo visual faz parte do universo infantil, deixa tudo mais divertido para a criançada e incentiva a “hora de guardar”. Elas mesmas podem ajudar nessa identificação. Que tal jogar umas cores e uns adesivos para ajudar nessa separação?

5 – Os bracinhos precisam alcançar

Da mesma forma que os pais tomam cuidado com produtos e objetos que podem ser nocivos à criança, deixando-os em lugares mais altos, os brinquedos precisam estar ao alcance dos pequenos. Isso estimula a brincadeira. Mas atenção, a regra também vale para brinquedos e jogos que precisam de monitoramento. Por isso, deixe à vista apenas o que eles podem usar.

6 – Estimule o rodízio

A depender do espaço que se tem, nem sempre é possível deixar tudo em um único lugar. Por isso, pensar em um rodízio de brinquedos também é legal porque vai estimular a criatividade e a imaginação dos pequenos, que estarão sempre mudando as brincadeiras, ao mesmo tempo em que vai reduzir o impacto da bagunça.

Deixamos uma menção honrosa à doação de brinquedos que, além de abrir novos espaços, o que ajuda na organização, ajuda a ensinar para a criança importantes princípios e valores para se viver em sociedade.

Corra agora mesmo para o e-commerce da Etiquetas e Adesivos e garanta os melhores preços e produtos para manter tudo bem organizado.

Ainda não conhece nosso blog? Então clique aqui e acompanhe tudo o que você precisa saber para deixar seu ambiente sempre arrumado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *