cães e gatos

As diferenças entre cães e gatos no consultório

Você não precisa nem ser veterinário para saber que cães e gatos têm comportamentos muito distintos, tanto em sua casa, quanto em um consultório ou clínica veterinária. Mas, você que está saindo da faculdade agora, sabe bem como atender os cães e os gatos?

O seu curso até te passou o básico sobre o atendimento clínico das duas principais espécies de Pet que temos. Ainda assim, apenas a prática conseguirá te mostrar como o comportamento desses animais pode te surpreender durante uma consulta.

Então, se você está saindo da faculdade agora, ou quer aprender um pouco mais sobre o comportamento de cães e gatos no consultório veterinário, continue lendo este texto e se surpreenda com os animais que mais têm contatos com seres humanos. Sabia que o comportamento do dono pode influenciar nisso também?

Os gatos no veterinário

Como todo animal, os gatos domésticos também têm comportamentos que às vezes fogem do comum, mesmo para sua espécie ou raça. Em relação aos cães, eles são bem mais arredios com os humanos e, muitas vezes, até mais agressivos.

Há um verdadeiro pensamento coletivo de que os gatos são sempre muito tranquilos e que apenas atacam se eles sentirem seu ambiente afetado. Essa afirmação não é totalmente falsa, mas também não é consenso de que todo gato tem esse mesmo comportamento.

Enquanto os gatos das raças Turco Van e Ragdoll podem ser mais arredios e esquivos, o primeiro sendo até mais agressivo com humanos e outros felinos, os Persas e os Siameses são mais dóceis e carinhosos. Mesmo assim, esse comportamento pode mudar na presença de alguma dor ou problema que levará o animal ao consultório veterinário.

Os gatos geralmente são agressivos mais com pessoas desconhecidas. Por isso, os donos devem sempre acompanhar o atendimento, para que os animais não ataquem os veterinários.

O gato precisa de um ambiente calmo e sem muitas pessoas para que fique realmente à vontade com a situação.

Os arranhões e as mordidas dos felinos podem ser dolorosos, mas nada que se compare aos cães agressivos, que são mais fortes fisicamente e geralmente bem maiores que os gatos. Como você verá a seguir.

Os cães no veterinário

Como eu já disse anteriormente, os cães são mais sociáveis com os seres humanos do que os gatos. Mesmo pessoas que não têm relação com o animal conseguem ter alguma socialização com ele, incluindo o veterinário. O problema é quando o cão está muito agressivo.

Cães agressivos estão assim por conta do tratamento a que são submetidos, em casa ou nas ruas, ou por dores decorrentes dos problemas que levaram eles até o veterinário.

Como cães são mais fortes e tem instintos predatórios maiores que os dos gatos, todo cuidado é pouco para cuidar de um cachorro agressivo. As mordidas podem causar danos profundos.

Em ambos os casos, ao atender cães e gatos, os veterinários precisam conhecer o comportamento do animal. Antes de qualquer atendimento, é indispensável a presença dos donos, que darão detalhes sobre o comportamento dos animais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *