retorno-das-escolas

Uma volta segura às aulas: medidas que devem ser tomadas no retorno das escolas

Depois de meses sem aulas, alguns estados do país já articulam um retorno das escolas de forma segura. Mesmo assim, alguns pais e professores temem que o retorno das escolas seja perigoso para as crianças, avós e demais pessoas incluídas nos grupos de risco da Covid-19.

Para minimizar os riscos e aumentar a segurança do seu filho, separamos algumas dicas imprescindíveis para esse retorno. Fique ligado se você quer proteger seu filho dos principais riscos da doença que ainda não possui vacinas.

Tenha uma coleção de máscaras

Não é aconselhável que seu filho tenha apenas uma máscara para ir a semana toda para a escola, já que ela pode acumular fungos e bactérias, além do Coronavírus.

O ideal é que seu filho tenha uma máscara para ir por dia, 5 no total, que devem ser lavadas aos fins de semana. Se isso não for possível, a criança precisa de ao menos três máscaras, enquanto usa uma, a outra está sendo lavada e a terceira está como reserva das duas primeiras.

Identifique as máscaras do seu filho com etiquetas para tecidos para que ele não perca.

Álcool em gel sempre à mão

Coloque um vidrinho de álcool em gel na mochila da criança, para que ele higienize as mãos com frequência.

Os protocolos de segurança dos estados que estão planejando a volta citam que mesas e carteiras serão higienizadas com frequência e os professores estimularão os alunos a lavarem sempre as mãos. Mesmo assim, higiene nunca é demais.

Aproveite para etiquetar o vidro de álcool do seu filho para que ele não perca ou que confunda com o de outra criança.

Ah! Mas nada de álcool em gel para crianças menores que 10 anos, ok? Elas podem ingerir o produto ou mesmo passar no olho. Fique sempre atento.

Identificação de roupas e objetos

Para que seu filho não misture os objetos com os dos coleguinhas, o que aumentaria o risco de contaminação pelo Coronavírus, o ideal é que você etiquete e identifique objetos pessoais, materiais escolares e até as roupas das crianças.

Para crianças menores, mamadeiras e objetos de higiene que serão enviados para a escola, devem ser esterilizados sempre quando a criança retorna, em água fervente, ou mesmo com álcool.

Nas roupas, as etiquetas evitam que elas sejam confundidas com as de outros coleguinhas da creche ou berçário.

Já para os mais grandinhos, é imprescindível orientar que eles não emprestem ou peçam emprestado materiais escolares durante as aulas. Isso irá evitar contato direto com outras pessoas e com objetos potencialmente contaminados. A identificação desses objetos evita também que eles se percam ou que se misturem com as dos demais colegas.

Banho antes e depois da escola

Como a higiene nunca é demais, é indispensável que a criança tome banho antes e depois da escola.

Evite que ela tenha contato com idosos ou portadores de doenças crônicas, assim que voltar do colégio e antes de tomar banho e desinfetar as mãos. Essas pessoas fazem parte do grupo de risco e crianças infectadas com Coronavírus tendem a se tornarem assintomáticas, mas transmitindo o vírus da mesma forma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *