Talvez você esteja lendo este conteúdo depois de uma noite mal dormida, porque o seu bebê não dorme. Não se preocupe: você não está sozinha. Muitas mães acreditam que, para o bebê dormir bem, é preciso muita sorte — mas saiba que isso é um mito.
Os problemas de sono da criança, normalmente, vêm da falta de regras e hábitos simples. Por isso, para que bebês durmam com qualidade, esse procedimento precisa ter regras e horários definidos para que o seu filho entenda a rotina da casa.
Pensando nisso, neste texto, vamos mostrar 5 dicas para melhorar o sono do seu bebê. Continue a leitura e confira!
5 dicas para bebês que não dormem
Além de dormir e mamar, o seu filho precisa sair ao ar livre, brincar e ter uma rotina para tudo. Assim, com o tempo e o desenvolvimento do bebê, ele passará a entender em quais momentos é preciso dormir, ficar acordado e se alimentar.
A seguir, confira algumas dicas!
1. Crie uma rotina para o sono do bebê
Nós temos uma rotina de sono. Algumas pessoas tomam banho antes de dormir, outras tomam um leite quente ou gostam de ler na cama. Com os bebês, deve acontecer o mesmo.
O banho, por exemplo, ajuda a relaxar. Depois disso, você pode dar a última mamada e colocar o bebê para dormir. É importante também inserir rituais próprios da criança, como segurar um paninho ou dormir com um bicho de pelúcia. Assim, se ela acordar à noite, poderá voltar a dormir sozinha.
2. Coloque o bebê para dormir sempre no mesmo horário
Os rituais só se tornarão rotina se eles forem repetidos. Assim, dê o banho e a última refeição, e coloque o neném para dormir sempre na mesma hora. No início, pode ser mais difícil, mas uma atividade só se torna um hábito com muita prática.
Outro ponto importante é que bebês com menos de um ano de idade, certamente, acordarão de madrugada para mamar. O leite materno é um alimento de fácil digestão, por isso, é normal que eles acordem com fome. Porém, depois de alimentado, refaça o ritual e o coloque pra dormir.
3. Evite dar cafeína ou açúcar antes da hora de dormir
Antes de dormir, é importante que o bebê não tome nada que seja estimulante. Algumas mães dão chá preto ou mate para as crianças, mas se esquecem que eles têm cafeína. Portanto, não dê outras bebidas e alimentos que possam deixar o seu filho agitado. Converse com um pediatra ou nutricionista e adéque a alimentação dele com a idade.
4. Estabeleça um local adequado para o bebê dormir
Muitos bebês resistem ao sono, pois entendem que é o momento que vão se distanciar dos pais — e isso causa muita insegurança. A hora de dormir não deve ser traumática ou agitada, e a escolha do local é fundamental para isso. Por isso, não coloque a criança para dormir na sala, perto da TV ou no quarto do casal.
É importante que o pequeno tenha o seu espaço e se acostume a dormir em seu berço ou cama desde cedo. Levar o bebê para a cama do casal pode parecer uma boa solução nas noites de insônia, mas ela traz perigos, pois o seu filho pode ter refluxo ou você pode rolar em cima dele durante o sono. Além disso, esse hábito pode ser estendido durante toda a infância.
5. Deixe o quarto aconchegante
O quarto deve ser o local para o bebê dormir. Por isso, não deve ter eletrônicos ou luzes diretas. Na hora de dormir, coloque uma iluminação baixa, para criar um ambiente aconchegante. Você também pode colocar uma música tranquila e utilizar um aromatizador de ambiente. Existem muitas fragrâncias que são relaxantes e que acalmam o bebê.
Como vimos, se o bebê não dorme, talvez ele precise de hábitos e regras para melhorar a qualidade do sono. Tenha muita paciência e calma, e divida essas dicas com o seu parceiro. Com o tempo, certamente, as coisas vão melhorar.
Gostou das nossas dicas? Tem alguma sugestão que não citamos? Deixe o seu comentário no post!
Deixe um comentário