Volta às aulas: 3 Dicas para tornar esse processo mais fácil.

Depois de longo período com aulas remotas, o a volta às aulas é algo que deve ser feito com estratégias para a adaptação adequada dos alunos, professores e profissionais em geral. Sendo assim, conheça 3 dicas para tornar esse processo mais fácil e conseguir obter os melhores resultados. Acompanhe e tenha uma ótima leitura!

 

1.Organizar a rotina com os alunos

A volta às aulas é um momento em que a rotina dos alunos muda muito, pois estavam enfrentando um período de aulas remotas em que o ambiente residencial era o mesmo do escolar, sem ter uma divisão específica.

Sendo assim, para tornar o processo mais fácil, fazer a organização da nova rotina juntamente com as crianças ou adolescentes, é importante. Isso permite que eles tomem conhecimento as mudanças e que entendam o que vai acontecer, sem que seja uma mudança repentina.

Portanto, é essencial que eles participem da organização dos materiais escolares, da verificação de horários e demais detalhes, pois assim vai ser mais fácil para que eles compreendam que a rotina vai mudar, mas que vai ser para melhor.

Os alunos que já estudavam antes e que irão retornar têm um bom parâmetro como base, o que é positivo e deve ser estimulado para que saibam que, apesar de ser um retorno diferente, poderão começar a voltar à normalidade de antes com a volta às aulas presenciais.

 

2.Explicar os cuidados necessários

Outra dica importante para que a volta às aulas tenha um processo mais fácil é explicar, desde casa, os cuidados que serão necessários no ambiente escolar.

Assim como em casa e no cotidiano normal já existem diversos cuidados que as crianças e alunos em geral já devem estar cientes, pois fazem parte da rotina, esses cuidados devem ser estendidos à escola.

Portanto, os pais e responsáveis precisam ensinar sobre todos os cuidados e orientações que a volta às aulas requer, como uso de mascará, higienização das mãos, orientações sobre distanciamento entre os alunos, de acordo com cada local, entre outros.

Isso é algo que deve ser feito com cuidado e antes mesmo das aulas retornarem, pois assim os alunos já chegarão na escola com maior consciência de qual ambiente encontrarão e poderão se familiarizar e se acostumar melhor com o novo cenário de aulas presenciais.

 

3.Motivação

Outra dica que pode facilitar o retorno às aulas é a motivação. É importante que os alunos sejam motivos para que entendam que esse retorno é positivo. Sendo assim, elencar os pontos positivos e verificar isso juntamente com as crianças e adolescentes, é uma boa estratégia.

Com essa prática, os alunos irão compreender que a volta é algo interessante, que poderão rever os colegas e amigos, interagir entre eles, conviver com os professores, ter refeições em conjuntos e momentos de confraternização nos intervalos e tudo mais que o convívio escolar pode proporcionar.

Porém, esses detalhes devem ser levantados ainda em casa, pois assim quando os alunos chegam na escola, já estão com essas questões mente. Claro que nos primeiros contatos da escola, isso tudo pode ser reafirmado com ações dos professores e uma recepção mais específica para que os alunos se sintam acolhidos novamente.

 

Considerações finais

Dessa forma, assim como todos os momentos de volta às aulas pode gerar inquietação, euforia e dúvidas, em um período em que os alunos tiveram aulas remotas por um tempo considerável, a tendência é que esses sentimentos sejam aflorados,

Por isso, é tão relevante prestar atenção nesse retorno e buscar elementos para que o processo seja mais fácil e menos conturbado. Afinal, os alunos irão se separar da rotina da casa, perder o convívio mais intenso com os familiares e reduzir o tempo em que estão em casa.

Sendo assim, são grandes mudanças que necessitam de grande atenção para que os resultados atingidos possam ser os mais adequados e os esperados tanto pelas famílias, quanto pelas escolas e, principalmente, pelos próprios alunos.

Assim, considerar as dicas que foram trazidas nesse artigo pode ser algo muito positivo e instrutivo para que essa transição de volta ao ambiente escolar seja feita da forma mais saudável possível e com o empenho e determinação que o momento pede.

Para tanto, ter em mente que tanto a escola quanto o ambiente familiar devem agir em conjunto, são os principais pontos, pois o trabalho deve ser ampliado e feito não apenas por uma dessas instituições.

Isso porque esses dois lados têm grande poder de influência e de formação no que se refere aos alunos, de modo que devem ser usados em sintonia para atingir a mesma finalidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *