planejar o primeiro dia de aula

Veja como planejar o primeiro dia de aula do seu filho com estas 4 dicas!

O primeiro dia de aula do filho é um momento muito importante tanto para os pais quanto para as crianças. Se for o início da vida escolar, essa é uma mudança na rotina e significa passar mais tempo longe de casa, o que pode trazer preocupações e insegurança.

Nos demais casos, também é normal se sentir ansioso com o retorno às aulas, já que pode haver mudança de turma ou de colégio, além dos impactos no dia a dia após as férias.

Por causa disso, é importante se planejar corretamente para que tudo ocorra bem. Quer saber como fazer isso? Confira as dicas que separamos!

1. Converse bastante com a criança

A primeira dica é ter um diálogo aberto com a criança, para explicar a importância de ir para a escola, como funcionam as aulas e esclarecer qualquer dúvida que possa surgir sobre o assunto.

Caso ela demonstre insegurança, tenha paciência! Mostre que é normal se sentir assim diante de uma nova experiência e que você estará ali para ajudar sempre que for necessário.

2. Leve-o para conhecer o colégio

Uma dica para deixar seu filho mais seguro em relação ao primeiro dia de aula é levá-lo para conhecer a escola. É comum que as instituições de ensino ofereçam essa oportunidade para os pais.

Nesse caso, basta agendar um horário para levar a criança. Durante a visita ele poderá circular pelos espaços do colégio, entrar na sala de aula e, dependendo do caso, também conhecer o professor. Desse modo, o seu filho estará mais habituado ao ambiente quando começarem as aulas.

3. Organize o material escolar

O próximo passo é organizar o material escolar. Compre todos os itens de acordo com a lista fornecida pela escola e coloque o nome do seu filho em todos os materiais pessoais, como cadernos, lápis, estojo e canetinhas.

Além disso, apesar de não ser um material escolar, não se esqueça de comprar o uniforme, se isso for exigido pelo colégio. Também é importante colocar nome em todas as peças de roupa, a fim de evitar perdas em caso de imprevistos. Para isso, você pode usar etiquetas e adesivos personalizados.

Aproveite o momento para incluir seu filho na organização do material. É importante que ele compreenda a importância de ter cuidado e manter tudo sempre no lugar. Quanto antes os pais incentivarem esse hábito, mais fácil será para criança se adaptar à rotina.

4. Chegue cedo na escola

Mesmo que tenha optado pela contratação de transporte escolar, no primeiro dia de aula do filho é importante que você se programe para acompanhá-lo. O ideal é chegar com antecedência para observar as outras crianças e conversar com os professores.

Durante esse tempo, tendo você por perto, é mais fácil que seu filho fique tranquilo e mais seguro para interagir com todos. Também vale aproveitar a presença de outros pais para apresentar as crianças.

Por fim, antes de ir embora, se despeça da criança e explique quando ela irá para a casa. Lembre-se de que o abandono é um dos principais medos infantis, então sair escondido não é uma boa ideia.

Seguindo essas dicas sobre como planejar o primeiro dia de aula do filho, esse momento ficará bem mais tranquilo para todos. Aqui, a participação dos pais é fundamental para que a criança tenha tranquilidade e segurança.

E então, gostou do post? Se você quer acompanhar outras dicas sobre maternidade e organização, acompanhe as nossas páginas nas redes sociais e fique por dentro de todas as atualizações. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *