Cinco dicas para proteger seu pet do barulho dos fogos

É impossível imaginar uma festa de Fim de Ano sem os fogos de artifício, não é mesmo? Mas, se para nós, o espetáculo é bonito de se ver (mesmo com o alto barulho dos fogos), para os animais não é bem assim.

Cães e gatos ficam apavorados com as explosões, o que pode causar convulsões e até a morte dos animais.

A preocupação de quem tem um bichinho em casa no fim de ano é grande e não podia ser diferente. O show com fogos de artifícios é um martírio para os pets, principalmente para os cães, e pode funcionar como gatilho para crises de ansiedade e estresse.

Sem falar que, apavorados, muitos animais têm ataques de pânico e fogem de casa.

Pavor

Mas, por que tamanho pavor dos animais diante do barulho dos fogos e rojões?

Isso acontece porque a audição dos cães e gatos é muito mais potente do que a nossa.

O que para nós é um ruído comum, para eles é um som extremamente desagradável e dolorido. Para exemplificar, enquanto somos capazes de perceber sons na faixa de 10 Hertz (Hz) a 20.000 Hz, os pets conseguem ouvir até 40.000 Hz.

Dentre os animais, os cães têm a audição mais sensível do que os gatos, mas uma coisa é certa com ambos: eles se sentem inseguros com o barulho dos fogos, principalmente se estiverem sozinhos.

Existe até uma lei no Distrito Federal que proíbe a soltura de fogos de artifícios que produzam barulho intenso.

Mas, a lei só entrará em vigor em 2021 e não é para todo o território nacional. Sendo assim, para amenizar eventuais problemas que as festas de final de ano podem causar, vamos listar abaixo algumas técnicas que você pode recorrer para proteger os seus bichinhos do barulho. Confira!

1. Mantenha os pets em casa

Procure deixar o pet dentro de casa durante a queima de fogos. De preferência, em um ambiente o mais isolado possível do som. Mantenha janelas e portas fechadas, pois, além de abafar o barulho dos fogos, evita fugas.

Estar presente nessa hora e não demonstrar medo ou nervosismo também é muito importante!

Aja normalmente, como se nada estivesse acontecendo do lado de fora, Abrace o animal e passe uma imagem de que não há perigo algum.

2. Utilize brinquedos e recompensas

Tirar o foco do barulho dos fogos ajuda a evitar danos aos pets. Distraia os bichinhos com brinquedos que eles possam morder e gastar o tempo.

Ah, outra dica é oferecer recompensas para incentivá-los. Sabe aqueles petiscos que eles adoram? Pois então, distraia os bichinhos pelo estômago!

3. Dessensibilize os bichinhos

De acordo com especialistas, uma boa tática é expor os animais a sons desagradáveis. Isso ajuda a dessensibilizar o pet diante do barulho dos fogos.

Busque na internet sons altos como o barulho de trovões, por exemplo. Depois, exponha o animal diariamente ao ruído, aumentando o volume gradativamente.

Fale com um profissional especializado em dessensibilização e treine o seu cachorro ou gato para que eles não sofram tanto no fim de ano.

4. Aplique técnicas relaxantes

Além de uma música calma, você pode utilizar essências relaxantes no ambiente no dia 31 de dezembro. Mas, antes disso, consulte o veterinário do seu pet sobre a utilização de feromônios para diminuir o estresse.

Se o seu animalzinho, entretanto, não reagir bem às técnicas e for daqueles que se desesperam ao extremo, considere o uso de medicamentos. Se ele é do tipo que tem convulsões, atravessa portas ou destrói paredes, um veterinário pode indicar alternativas medicamentosas para ajudar.

5. Canse os pets

Deixe seu pet cansado.

Passeie com o seu cachorro, faça corridas, e leve ele para brincar com os amiguinhos. Brinque também com os gatos, provoque corridas e saltos ao longo do dia.

Esses exercícios físicos acentuados deixarão seu bichinho mais relaxado e, possivelmente, menos preocupado com o barulho dos fogos.

Para finalizar, vale ressaltar que é importante ter o seu pet identificado não apenas nas festas de fim de ano. Assim, se ele fugir, as chances de ser encontrado são maiores. Registre seu número de telefone e e-mail na coleira do animal. Você também pode bordar, colocar plaquinhas gravadas e microchip.

Se você gostou do nosso conteúdo, fique ligado no nosso Blog que tem muita postagem bacana! Até o próximo texto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *