Como cuidar da saúde dos dentes com as delícias de Natal

Panetone, peru, nozes, castanhas, avelãs, vinhos, refrigerantes, chocolate, pudim, pavê (do Tio que pergunta se é pra comer) e outras delícias. A ceia de Natal é recheada de pratos irresistíveis. Mas, antes de sair comendo aquelas delícias todas, saiba que alguns alimentos são prejudiciais para a saúde dos dentes.

É preciso tomar os devidos cuidados e manter a higiene bucal bem feita todos os dias, além, claro, de selecionar bem os alimentos que vai consumir.

Isso vale para o ano todo, não apenas para o Natal, como mostra a Pesquisa Nacional de Saúde 2019. Apenas 49% dos entrevistados consultaram um dentista no último ano.

De acordo com o Ministério da Saúde, a higiene bucal e a ida regular ao dentista diminui o risco de desenvolvimento de problemas e ajuda a cuidar da saúde dos dentes.

Mas, o fim do ano vem aí e não sai da sua cabeça a imagem daquela mesa cheia com seus pratos favoritos, não é mesmo?

Sendo assim, separamos dicas para você não sair da linha diante das guloseimas de Natal e, consequentemente, não sofrer com problemas bucais.

Saiba como manter o seu sorriso saudável e brilhante saboreando as delícias natalinas!

Higiene bucal correta

Parece algo simples, mas é fundamental escovar os dentes e a língua após todas as refeições que você realizar ao longo do dia.

Isso faz com que não fiquem restos de alimentos na boca, pois esses resíduos podem causar cáries e outros problemas bucais.

Além da escovação periódica, utilize fio dental e enxaguante bucal pelo menos uma vez por dia.

Alimentos selecionados

Todos concordamos que é difícil resistir às delícias do Natal, não é mesmo? O equilíbrio é a palavra chave, mas um conselho geral que podemos dar é: pegue leve com os doces.

Como já falamos aqui no Blog, a cárie é causada por ácidos produzidos pelas bactérias que vivem na nossa boca. Essa produção se acelera quando exageramos no açúcar.

Veja abaixo como alguns tipos de alimentos podem prejudicar a saúde dos dentes:

• Frutas cítricas e bebidas gaseificadas provocam a chamada erosão dentária, que é o desgaste do esmalte dos dentes – camada mais superficial, deixando exposta sua estrutura interna, a dentina;
• Vinhos (principalmente tintos), através da sua coloração, podem provocar pigmentação extrínseca no esmalte dental e na mucosa bucal, prejudicando a estética. Além disso, pode ocorrer a erosão dentária devido ao teor alcoólico juntamente com a acidez do vinho;
• Nozes e avelãs, por serem duras, podem causar problemas para quem utiliza aparelhos ortodônticos. Além disso, a acidez da composição desses alimentos pode danificar o esmalte dental e provocar desgaste.

Mas, vamos com calma ao cortar esses alimentos da ceia de Natal!

Uma taça de vinho diariamente ajuda a melhorar a circulação sanguínea, por exemplo. Basta ficar atento ao consumo em excesso nas comemorações.

Para evitar problemas com a acidez do vinho, basta ingerir água. Isso mesmo! Além de preparar o paladar para o consumo da bebida, isso vai contribuir no equilíbrio do ph salivar, diminuindo o risco de erosões dentárias.

Já as nozes e avelãs, se por um lado podem causar problemas, por outro são alimentos importantes para a manutenção da saúde gengival. Pois é, elas têm poder de autolimpeza e restruturação das fibras.

Mastigue, mastigue e mastigue novamente

Mastigar corretamente os alimentos passa pelo processo de utilizar todos os dentes. Você sabia que cada um deles tem a sua função? Use os dois lados da boca na hora de mastigar e lembre-se que a comida bem mastigada pode evitar problemas digestivos e cáries.

Delicie-se

Fique feliz, pois tudo pode ser consumido na sua ceia natalina. Sim, tudo! Desde que a higiene bucal seja feita corretamente, é claro!

Escove os dentes sempre! Use fio dental para remover os restos de comidas típicas desta época do ano e prevenir doenças gengivais.

Por último, e mais importante, tenha um Natal feliz ao lado das pessoas que você mais ama! E, claro, fique ligado no nosso Blog! Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *