Coronavírus: Como preparar uma ceia de Natal segura

Uma das celebrações mais aguardadas ao longo de todo o ano, sem dúvida, é a ceia de Natal. O momento de reunir a família e amigos é a dose de união e esperança que todos precisamos.

Talvez nunca antes na história tenha sido tão necessário o espírito natalino como em 2020. Estamos enfrentando a situação imposta pela pandemia de coronavírus vivida em todo o mundo e a reta final de ano precisa de uma dose extra de amor ao próximo e otimismo.

Por um lado, imaginar o Natal com suas decorações peculiares, enfeites e luzes brilhantes aquece o coração. Por outro, a incerteza sobre como organizar as celebrações e quais cuidados tomar para todos os convidados ficarem seguros, aparecem.

Já sabemos que a maioria das transmissões do coronavírus acontecem “dentro de casa”, entre a própria família. Isso acontece devido àquela sensação de segurança que temos em nossa casa, o que faz com que afrouxemos os cuidados.

Por isso, separamos algumas dicas que podem ser bastante úteis para você que não vai abrir mão de ter por perto aqueles que mais ama. Confira!

Reduza a lista de convidados

Uma coisa é certa: as celebrações realizadas no Natal serão com um número reduzido de participantes. Pelo menos para as pessoas mais sensatas e conscientes.

Aquela história de “fazer número” convidando uma lista gigantesca de pessoas caiu por terra. É preciso se colocar no lugar do próximo. Ou seja, se você não faz parte de um grupo de risco, seus amigos e familiares podem fazer.

Procure salvaguardar os idosos e parentes de outros grupos de risco. Evite convidá-los para celebrações maiores (seja em número de participantes ou em tempo de duração).

Divida as celebrações

A família é grande? Faça divisões em turmas e realize festas diferentes. Por exemplo, um almoço no dia 24 de dezembro com alguns familiares e, à noite, um jantar para poucos amigos.

Troque a tradicional ceia sem hora para acabar por vários encontros mais breves e seguros ao longo da semana de Natal. Assim, você conseguirá ter todas as pessoas importantes por perto e, melhor ainda, com segurança!

Não se esqueça das medidas de segurança

Vale sempre ressaltar que é preciso tomar as medidas de segurança contra o coronavírus. Não deixe de utilizar máscara, higienize as mãos frequentemente e mantenha a distância de segurança.

Só abra mão da máscara quando for se alimentar. Depois de ingerir o alimento ou a bebida, coloque-a novamente.

Lembre-se que a máscara fica úmida conforme o tempo e perde o poder de filtrar o vírus. Por isso, troque por máscaras limpas e secas a cada 4 horas.

Ah, mais um detalhe! Nós, brasileiros, somos muito afetuosos, mas neste momento menos é mais. Então, contenha-se nas saudações. É um esforço para o bem de todos!

Opte por locais abertos

É sabido que o coronavírus se propaga mais facilmente em ambientes fechados, já que eles concentram mais partículas virais no ar. Sem falar que a falta de ventilação favorece para que as partículas repletas de vírus pairem pelo ar até pousarem na superfície dos móveis.

Então, se você pode fazer uma ceia à céu aberto, opte por isso! Troque a sala pelo quintal ou pelo alpendre.

Isole os adoentados

Se alguém apresentar qualquer tipo de sintoma suspeito, não deve comparecer ao encontro, nem qualquer pessoa que tenha contato direto com o doente.

Já anotou todas as nossas dicas para uma ceia de Natal segura? Então comece a fazer a lista de presentes! Enquanto isso, não deixe de acompanhar o nosso Blog e conferir as nossas matérias. Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *