mudar meu filho de escola

Como mudar meu filho de escola? Confira aqui o passo a passo!

Como mudar meu filho de escola? Certamente, essa pergunta já passou pela cabeça de muitos pais que temem essa decisão. Em alguns casos, a família está se mudando de bairro ou cidade, há divergência metodológica ou problemas financeiros impossibilitam a permanência na escola.

As mudanças geram inseguranças para todos, e para as crianças isso acontece de forma mais intensa, afinal, o seu universo ainda é bastante limitado e com poucas referências. Por isso, antes de fazer a mudança, é importante que os pais conversem com os filhos e entendam como isso pode afetar a rotina deles.

De fato, essa não é uma escolha simples. Mas, com algumas dicas, é possível deixar essa transição mais fácil. Confira algumas sugestões, neste conteúdo.

Qual é o melhor momento para mudar meu filho de escola?

Os primeiros laços da criança são construídos com seus familiares e, logo depois que ela entra para uma creche, com os professores e colegas. Assim, sempre que possível e quando não envolver casos extremos, como preconceito e bullying, por exemplo, tente esperar até o início do ano letivo para fazer a transferência.

Desde o primeiro dia de aula, a criança constrói um relacionamento com os professores e colegas de classe, e romper isso de uma hora para a outra, durante o período letivo, pode ser extremamente prejudicial ao seu filho. Mas, caso isso seja preciso, converse com a criança e explique os motivos dessa mudança, pois o diálogo é o melhor caminho para essa transição escolar.

Como essa transição deve ocorrer?

A parte mais importante dessa mudança é o bem-estar da criança e a sua adaptação ao novo ambiente. Assim, os pais e a nova escola devem prezar por isso e encontrar formas de fazer com que o aluno se sinta seguro. Veja o passo a passo.

Passo 1: Converse com o seu filho com antecedência

Antes da mudança, prepare o emocional da criança para a troca. Explique para ela o motivo da mudança, de forma transparente, e diga que ela não tem culpa nenhuma sobre essa situação.

Além disso, é preciso avisar o seu filho com antecedência para que ele possa se despedir dos amigos e professores. Comunicar essa transferência durante as férias, por exemplo, deixará a criança com a sensação de que algo ficou pendente, sem um encerramento.

Passo 2: Pesquise até encontrar a escola ideal

Independentemente de qual seja o motivo da troca, a nova escola deve suprir as fragilidades da antiga. Por isso, compare os preços, conheça a localização e as metodologias adotadas, e converse com os responsáveis sobre os motivos da mudança.

Se o seu filho estava com baixo rendimento na escola antiga, fale sobre isso para os novos professores e veja o que eles sugerem para encaixá-lo na nova turma. Outro ponto importante é que, se a criança tiver até 6 anos de idade, a melhor forma de facilitar a adaptação é deixar que ela frequente a nova escola por menos horas, pelo menos na primeira semana de aula.

Passo 3: Providencie a documentação necessária

A mudança de escola também conta com uma parte burocrática em que os pais precisam apresentar documentos para a nova instituição.

Normalmente, é exigido histórico escolar, cópia de certidão de nascimento, cartão de vacina, atestado médico para atividades físicas, foto 3×4 e alguns documentos dos pais, como comprovante de residência, CPF e RG.

Providencie esses documentos o quanto antes e organize essa mudança durante as férias, se possível, para que a criança não perca aulas no novo período letivo.

Além de tudo o que já foi falado no texto, neste momento, é preciso que os pais e familiares tenham muita paciência com a criança, demonstrem confiança e apresentem os pontos positivos da nova escola. Mas, se você perceber que, mesmo com todo esse apoio, a criança ainda apresenta dificuldade, procure ajuda profissional.

Agora que já lhe ajudamos com a pergunta “como mudar meu filho de escola?”, que tal seguir-nos nas redes sociais e não perder nenhuma novidade? Estamos no Facebook, Instragram e YouTube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *