atividades físicas para crianças

Atividades físicas para crianças: 4 dicas para estimulá-las

Como desenvolver atividades físicas para crianças? Sabemos das vantagens de se manter ativo ao longo da vida, mas, às vezes, ignoramos que esse hábito deve ser desenvolvido na infância.

Assim como é importante se preocupar com a alimentação dos filhos, estimulá-los a realizar atividades físicas é fundamental para garantir o desenvolvimento físico e psicomotor da criança, além de manter a saúde dos pequenos.

Portanto, se o seu filho ainda não tem uma rotina de atividades físicas, veja algumas dicas para desenvolver esse hábito!

Qual é a importância das atividades físicas para a criança?

Realizar atividades ou praticar esportes periodicamente desenvolve tanto as aptidões da criança em várias áreas, como as capacidades físicas, acelerando o metabolismo, ajudando na construção musculoesquelética e aprimorando as habilidades motoras.

Além disso, também é possível desenvolver as capacidades sociais, auxiliando na formação de grupos, entendimento de normas e competição. Por meio de regras, ela aprende a lidar com frustrações e vitórias, e a se relacionar com parceiros e oponentes.

Uma criança ativa deve praticar, pelo menos, 60 minutos de atividades físicas diariamente. Esse tempo pode ser dividido em vários momentos, como brincadeiras e aulas de educação física. A longo prazo, elas podem ajudar no crescimento, e prevenir o estresse e os problemas respiratórios e ósseos.

É importante ressaltar que as atividades devem ser adequadas à idade da criança, que precisa ser acompanhada por um profissional que possa analisar todas as condições e indicar as melhores opções.

Como estimular a prática de atividades físicas?

A prática de atividades físicas deve ser algo natural e agradável, para que a criança mantenha essa rotina ao longo do tempo. Veja algumas dicas!

1. Apresente diferentes atividades

Normalmente, a criança tem o contato com esportes, como handebol, futsal, vôlei e basquete, na escola. Essas atividades são as mais comuns, mas isso não significa que ela deva fazer apenas uma delas.

Por isso, se for possível, apresente o maior número de atividades possíveis, como natação, dança, jiu jitsu e yoga, e deixe a criança escolher. É importante variar as opções ou realizar dois tipos ao mesmo tempo para estimular diferentes musculaturas e partes distintas do cérebro.

2. Encontre um esporte que seu filho goste

A criança precisa se identificar com a atividade proposta para que esse seja um momento de prazer e diversão. Por isso, os pais não devem projetar sonhos nela e matriculá-la em atividades que eles gostariam que dessem certo.

Experimente várias opções e verifique com qual o seu filho se identifica mais. Há crianças que preferem exercícios de contato, esportes em grupos ou atividades individuais — isso pode variar, pois cada pessoa tem uma personalidade e, consequentemente, preferências diferentes.

3. Seja uma inspiração para o seu filho

As atitudes dos filhos são reflexos dos hábitos dos pais. De nada adianta insistir para que a criança pratique esportes e tenha uma boa alimentação, se ela nunca viu essa atitude partindo de você.

Portanto, busque praticar exercícios e atividades físicas, e mostre como isso faz bem. Uma boa dica é acompanhá-la em atividades físicas, como um passeio ao ar live, um exercício no parque ou uma partida de futebol em família.

4. Transforme as atividades em um momento lúdico

Os esportes e as atividades físicas estimulam a competição da criança. Mas, antes disso, ela precisa entender que esses devem ser momentos prazerosos — como uma brincadeira —, que vão ajudá-la a manter a saúde e o bom desenvolvimento.

Por isso, os pais devem respeitar os desejos dos filhos e não pressioná-los ou cobrá-los em relação a bons resultados. Pode ser que o seu filho nunca desenvolva uma afinidade com o esporte ou a atividade física, mas é importante que ele seja uma criança saudável e com boas lembranças da infância.

Portanto, podemos perceber que o hábito das atividades físicas para crianças é fundamental para um bom desenvolvimento, e que há diversas modalidades esportivas e alternativas para inserir essa rotina na vida delas.

Gostou do nosso conteúdo? Tem alguma outra sugestão para estimular as crianças à prática esportiva? Deixe o seu comentário no post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *