retorno às aulas após carnaval

Veja como preparar seu filho para o retorno às aulas após Carnaval

Muitos pais encontram dificuldades para preparar os filhos para o retorno às aulas após carnaval e outros feriados. Principalmente quando a família faz viagens e passeios, as crianças saem da rotina, então vale a pena conhecer algumas práticas para facilitar a volta ao colégio.

Contudo é fundamental fazer a readaptação logo nos primeiros dias para que a criança pegue o ritmo das aulas e não tenha problemas relacionados a faltas ou desempenho escolar durante o ano.

Para ajudar nessa tarefa, separamos as principais dicas sobre o assunto. Confira!

Retome os horários do período escolar

A primeira dica é retomar os horários do período escolar com o máximo de antecedência. Como é normal que o horário de acordar e de ir dormir fiquem bagunçados durante as festas, é importante ter atenção aos últimos dias para tentar voltar à rotina normal.

Preste mais atenção aos horários de acordar, fazer as refeições e ir para a cama, tentando deixar a rotina o mais parecida possível com o que era praticado antes do feriado. Assim, no dia de voltar para a escola a criança sentirá menos impactos.

Tire as dúvidas da criança sobre a escola

Como o carnaval costuma ser próximo da data de término das férias de verão, nem sempre o período de aulas é o suficiente para que a criança já esteja realmente adaptada ao colégio, principalmente por causa da mudança de professores e colegas de turma.

Por isso mesmo, é importante conversar com os filhos para ver se ainda existe alguma dúvida sobre a escola e esclarecer todos os questionamentos. Isso fará com que eles tenham mais segurança com a nova rotina.

Faça com que o seu filho descanse no dia anterior

No dia antes do retorno às aulas é importante que a criança descanse bastante, saindo da rotina de festas e brincadeiras. Por isso mesmo, aposte em programas mais tranquilos para que ela não fique muito agitado. Isso ajudará na transição para retornar às obrigações normais.

Também é importante lembrar de verificar se existem tarefas e trabalhos pendentes durante o feriado e, se for necessário, aproveite o dia anterior para finalizar qualquer pendência e organizar tudo para o retorno às aulas após carnaval. E não se esqueça de fazer o seu filho ir dormir cedo, para que ele tenha mais energia no dia seguinte.

Deixe o material e o uniforme organizados

Finalmente, organize todo o material escolar e deixe o uniforme organizado para não correr o risco de atrasar no primeiro dia de aula. Verifique tudo com antecedência para ter tempo de lavar ou passar as roupas, caso seja necessário, e não esquecer nenhum item.

Tenha em mente que a falta de materiais durante a aula prejudica o desempenho das crianças e o acompanhamento do que é passado para a classe. Além disso, não se esqueça de preparar um lanche saudável para que o seu filho mantenha uma boa alimentação no recreio.

Finalmente, é normal que as crianças peçam para faltar mais alguns dias após a folga, mas é fundamental ser firme em relação ao retorno às aulas após carnaval. Caso contrário, ela pode perder aulas importantes e ter prejuízos no processo de aprendizagem.

E então, gostou das nossas dicas? Aproveite para compartilhar este post nas suas redes sociais e ajudar outros pais a lidar com esse desafio!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *